quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A diferença está na criatividade

O jornalista Bruno Garcez criou um projeto diferente. Voltado para as comunidades de periferia, o projeto Mural Brasil visa reunir jovens e interessados nas questões sociais da periferia.

Para mim, o tema não foi a sacada maior de Bruno. O olhar dele foi além.

Senti que sim desde o primeiro dia de curso. Já cheguei e comecei a conversar com todos que estavam no hall da Folha de São Paulo. A troca de experiência, de contatos e de amizades foi a sacada "ouro" do jornalista.

Naquele ambiente diversificado, que contava com estudantes tanto de jornalismo quanto de turismo, estava rico de informações. Gostoso trocar e-mails e telefones. Achar as pessoas no twitter e dizer "oi".

Na última atividade, dia 17 de outubro, realizamos uma atividade de vídeo, que não saiu do jeitinho como ele esperava por causa dos diversos problemas técnicos dos computadores. Mas foi incrível reunir grupos que tinham as mesmas intenções. Saimos às ruas e conversamos com as pessoas. No caso do meu grupo, a matéria foi na ponte do Minhocão para falarmos sobre a migração da Cracolândia da Estação da Luz, para o Minhocão. Conversamos com moradores de rua, comerciantes, transeuntes e autoridades.

O jornalismo é a última instância. O que vale é a troca pessoal, é o corpo a corpo, é o aprendizado que cada um, independete de questões econômicas ou socias, tem.

Para saber mais sobre esse projeto, clique aqui.

Bruno Garcez

Natural do Rio de Janeiro. Trabalhou na assessoria de imprensa da editora Civilização Brasileira e no departamento de pesquisa da Globosat. Foi repórter dos cadernos Ilustrada e TV Folha, do jornal Folha de S.Paulo. Tornou-se funcionário da BBC Brasil em julho de 2001. Foi correspondente da BBC Brasil em Washington DC (EUA) de 2006 a 2009.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: