segunda-feira, 16 de junho de 2008

Minha Profunda Indignação



Estou na reta final do ensino médio e, agora me deparo com o vestibular. Enem, Prouni,Fuvest, entre outras estão chegando... Quero prestar para jornalismo!

Enfim... entre tantas as coisas, minha constante preocupação é com meu ensino superior e me pergunto diariamente se conseguirei realizar meu sonho! Sim, sei que isso só depende de mim, mas a questão é: sei que não conseguirei passar numa FUVEST de primeira. Não se espantem, isso não é pessimismo, isso é realismo!

O governo cria cotas para negros, estudantes de escolas públicas, entres outras. Para quê? Porque tenho que ter benefícios para passar numa universidade pública? Na minha singela visão acho que seria bem mais benéfico para mim e para meus amigos de escolas públicas melhores investimentos nas escolas, mais atenção. Sim, a escola pública é um lixo, é isso que todos sabem dizer, mas poucos se preocupam com uma possível solução. Pensar: por que não há repetição de ano? por que os professores têm direitos a várias faltas?e por que o governo quer lançar em época de ELEIÇÃO um jornal "muito útil" para os estudantes e uma prova ridícula que o gabarito, do nada, saiu na internet?[...] Julgar é fácil, o difícil é pensar nesse sistema em que estamos inseridos, onde o dinheiro é o poder, onde a discriminação tem fundamento e a hierarquia se faz constante!

Sinceramente minha indignação é aterrorizante. Agora tenho que fazer mais de três anos de cursinho para passar na USP, e isso porque sou burra? NÃO! isso porque tive uma péssima base na escola (falta de investimento). Mas claro, tenho que fazer minha faculdade e me formar... SOLUÇÃO: procurar faculdade privada como a Cásper Líbero, Mackenzie, Puc... porque essas têm nomes, pois existe esse absurdo de distinção, e se eu cursar uma universidade "barata", certamente não conseguirei atuar na minha área, teria que trabalhar em uma loja de shopping, sendo escravizada e ganhando pouco!

Mas quem pensa nisso?provavelmente eu e meus pais. Quem vai mudar essa situação? o Sr excelentíssimo presidente do Brasil? rsrsrsrsrsrs... jamais! Tenho que me submeter a servidão para ganhar um mísero salário para pagar minha faculdade e ajudar em casa! Essa é a vida de pobre, não me dou ao luxo de ter 'noteboock' e carro zero no primeiro ano de faculdade como estudantes da USP. No máximo terei o mesmo celular que ganhei quando fiz 15 anos!

Estive discutindo com minha amiga Bruna que se encontra na mesma situação e chegamos a conclusão:"Nós temos que conseguir entrar nas melhores faculdades particulares de São Paulo, porque na USP nossos lugares já estão ocupados por alunos que podem pagar uma Faculdade Privada!"

Termino meu texto com esse pensamento. E claro, amanhã é outro dia e estarei preocupada em como pagar os 850,00 da Cásper Líbero, 1.100,00 da Mackenzie, 1.115,00 da PUC e passar por uma prova socio-economica para conseguir uma bolsa!


É! será que pobre tem vez?

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Flor, é por isso que as vezes eu fico em dúvida se tudo depende mesmo só do nosso talento.
Mas enquanto é o que nos resta, precisamos lutar por isso, não? Depois podemos conversar com mais calma... Mas posso te indicar algumas estratégias de guerra que conheci na minha saga por uma formação superior, huahuahua! Beijão, linda!

Anônimo disse...

não senhora mocinha, não concordo de você desistir da usp!!!!
pessoas como vocês têm de estar aqui, e se para isso precisar usar a cota, USE!!!!
vocês têm direito de estar aqui!!!
lutem por isso!!
é necessário que a usp conheça aqueles que exclui!!
não tenha medo, nem vergonha de usar a cota. o negro é historicamente castigado pelos governos, não perca esta oportunidade!!!
se o governo não investiu $ suficiente que nós tivéssemos um ensino descente para entrar na usp, ele que pague para te manter aqui!!
você deve entrar, mm por cota, e pedir todas as bolsas possiveis e lutar por elas: alimentação, moradia, trabalho...
boa sorte!!
acredito em vc!

bjos

Debora