terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Trabalho Voluntário


Hoje eu tive o prazer de realizar um trabalho voluntário com crianças carentes de 3 anos de idade.
A experiência é delicada de descrever porque é um misto de solidariedade, pena, vontade, transformação.
É engraçado chegar em um lugar pensando que somos muito e temos mil coisas que precisamos passar, exemplos: ensinar a pegar numa caneta e escrever o alfabeto, ensinar juntar as letras e formar uma palavra etc. E quando estamos prestes a abrir nossa mala do "conhecimento", somos surpreendidos pela mais bela e sábia lição, a "Lição da Vida".
Pois é, hoje visitei a Liga Solidária e fiquei abismada como crianças de três anos conseguiram me dar uma aula de vida, e entenda o que eu estou dizendo: esse foi o Trote Solidário da PUC, ou seja, eu passei por uma fase de vestibular, onde tive que passar horas e meses estudando para passar e de repente todo o conhecimento que adquiri ficaram nulos na presença desses pequeninos.
Porque ali, elas queriam mais do que eu tinha, no momento, para oferecê-las, não queriam saber de literatura, história, geografia. Nem tampouco a área do triângulo ou a fórmula de Báskara, elas queriam amor, afeto, caridade, solidariedade. É pouco?
Percebi que não somos nada, não é a beleza, a inteligência que nos tornam pessoas melhores (talvez sim nessa sociedade escrota), mas aos olhos do Pai nada disso faz sentido se você não possuir um grande coração.
Amor não é só receber, é dar!
E hoje fiquei pensando: Porque a gente gasta tanto amor com coisas - ou pessoas- que não merecem? Que desdenharão nosso sentimento e não valorizarão? Percebi que existem pessoas, nesse mundo, que realmente precisam, que sentem falta de um abraço, de um beijo, ou apenas de um olhar!
Acho que como existe a Campanha para não gastar àgua, deveria haver uma para não gastar amor. Como existe "Doe Sangue", deveria existir "Doe amor!"
Mas campanha? essa não seria a solução. Cada um sabe o que tem dentro de si e, sou contra campanhas, sou a favor da consciência!

Para quem quiser participar desse trabalho, deixo aqui dois links:
http://www.ligasolidaria.org.br
http://www.voluntariado.org.br

Beijinhos!!!

Nenhum comentário: