quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cultura! Para uns sim, para outros não!

As pessoas dizem constantemente sobre a cultura, sobre o popular, sobre a democratização da "coisa boa". Mas o que sempre me pergunto é: o que é cultura? o que é o popular e ainda, o que é a "coisa boa". Esses são, de fato, termos bonitos de se usar. Soa bem numa frase! Mas muitas vezes são usados de forma equivocada.

Lembro-me das aulas de Mídia e Cultura com o professor Milton Pelegrini. E estudei um pouco sobre a definição de cultura que aqui explicarei com minhas palavras e não serei imparcial. Nascemos num determinado local, ambiente, dentro de um processo familiar. Essa família tem sua tradição, que consequentemente passará para esse novo ser que está chegando ao mundo. A probabilidade desse indivíduo seguir outra linha de vivência que não seja a familiar é mínima. Ou seja, ele já está sendo criado numa cultura (que levará para outras gerações) Um ciclo sem fim...

Certo! conceito exposto. Agora chegam as pessoas que dizem ter boa cultura e começam com a primeira forma de expressão: o preconceito! Sim, o preconceito... elas se dizem cult e cometem atrocidades criticando o outro, apontando e dizendo que aquilo que ele curte não é bom, não vale a pena!

O que é bom? Querer dizer para uma pessoa que nasceu no meio do funk que o Mr. Catra é um lixo e que Stravinsky sim é música boa! Ou dizer para quem vive no calor de Salvador que Ivete Sangalo, Psirico, Cláudia Leite são péssimos e que Karina Buhr, Céu e Tulipa Ruiz são os verdadeiros ícones da MPB (oi? como assim?)

Cada um tem sua cultura, seu modo de viver e ver/sentir as coisas. E ninguém deve impor ao outro o que é bom ou não!

Desabafei....

Nenhum comentário: